quinta-feira, 13 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA




Como surgiu:
   O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

   A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). 
 A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.
   Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

Esta é a primeira vez que a Paraíba participa da campanha, aberta na noite de terça-feira (4), e além da Estação Cabo Branco também serão iluminados o Busto de Tamandaré, em Tambaú, e a Lagoa do Parque Solon de Lucena. Até o final deste mês, haverá palestras informativas sobre a doença em shoppings, presídios, hospitais e feiras livres. Será um mês de atividades com encerramento no próximo dia 30, com uma caminhada do Busto de Tamandaré até o Jangada Clube, no bairro do Cabo Branco. Nós que fazemos o CUPCAKE JAMPA ficamos orgulhosos em receber o convite para colaborar com o Evento que ocorreu segunda (10/10) na Casa de José Américo onde houve um Cofee Break e uma palestra para as pacientes que já tiveram a doença. Agradeço a Sylvana Florentino e a Dra. Joana por ter me deixado super feliz em poder doar um pouco do meu trabalho e do meu carinho. Ass: Adriana Cook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário